A madeira é um dos materiais mais utilizados tanto na arquitetura quanto na decoração, por ser sinônimo de beleza e elegância. Tendo a capacidade de transformar qualquer ambiente, o piso de madeira é muito utilizado em áreas internas e, principalmente, em locais de baixas temperaturas. Isso porque uma de suas vantagens é ajudar a aquecer o lugar.
Piso de madeira na decoração dos ambientes
Um projeto de decoração envolve diversos detalhes. Dessa forma, cada um deles deve ser bem planejado objetivando deixar o ambiente com um resultado final harmonioso. Do piso ao teto, existem soluções decorativas para agradar a todos os gostos. O piso, por exemplo, é capaz de transformar o ambiente e são muitas opções de texturas, cores e até mesmo materiais.
O piso de madeira é um elemento natural super moderno e, por isso, muito utilizado na decoração de vários projetos, independente do estilo. Isto é, vai bem desde um ambiente rústico até um mais jovial. Ele confere conforto térmico e acústico, além de ter um vasto leque de formas de uso.
Existe no mercado uma variedade muito grande de cores, densidade e resistência da madeira. Por isso, é um material bastante versátil e aconchegante que pode inclusive ser combinado com outros elementos para dar um toque a mais na decoração.
Decoração: tipos de pisos de madeira
Os pisos são um clássico, porém estão longe de serem iguais. Com tons e acabamentos diversos, a madeira pode transformar qualquer decoração. Por esse motivo, é importante conhecer alguns tipos de piso de madeira para se inspirar:
Piso laminado
Algumas pessoas consideram o piso laminado como um piso que apenas imita a madeira. Entretanto, ele é um produto que utiliza a matéria-prima em sua composição e, dessa forma, podemos dizer sim que é um tipo de piso de madeira.
O piso laminado é uma opção de revestimento mais atual, elaborado com material de alta pressão e resistência. As vantagens desse tipo de piso são:
- Isolante térmico;
- Isolante acústico;
- Antialérgico.
Piso de taco de madeira
Bastante comum em imóveis antigos, o piso de taco de madeira voltou com tudo nos últimos tempos, por conta da retomada do vintage. Isso faz com que ele seja cada vez mais usado, mesmo em construções novas.
Esse tipo de piso pode ser lixado e envernizado várias vezes. Ou seja, é possível que ele tenha um aspecto de novo mesmo após anos. Além disso, o piso de taco de madeira pode ser feito com madeiras de:
- Ipê;
- Jatobá;
- Cumaru;
- Eucalipto;
- Pau Marfim;
- Perobinha.
Piso de parquet de madeira
As pessoas tendem a confundir o piso de parquet de madeira com o de taco, porque os dois são formados por peças menores e usados para formar desenhos ou padrões no chão. Entretanto, o piso parquet de madeira tem peças que formam desenhos geométricos, conferindo um efeito muito bonito.
Assoalho de madeira
O assoalho de madeira é um piso feito com madeira maciça, ou seja, é fabricado a partir da madeira “pura”, que apenas foi tratada para se transformar em piso. Dessa forma, é uma opção muito durável e resistente.
Ideal para os mais diversos tipos de ambiente, o assoalho de madeira permite a composição de decorações de diferentes estilos, combinando mesmo com as mais modernas.
Deck de madeira
O piso de madeira também pode ser utilizado em áreas externas, como o deck de madeira. Uma das vantagens desse tipo de piso é o seu tempo de vida útil, pois pode passar por manutenção para renovar o verniz. Por outro lado, precisa ter cuidado para ser durável.
Outro ponto positivo para o deck de madeira, é por ser um piso que não varia tanto de temperatura, o que é extremamente importante caso fique exposto ao sol. Com o tratamento adequado, ele também é antiderrapante, podendo ser usado ao redor da piscina.
Em quais ambientes utilizar piso de madeira para decoração?
O piso de madeira pode ser utilizado em qualquer ambiente interno, externo, seco ou molhado, contribuindo para a decoração do local. O que determina o uso é a forma de aplicação e a manutenção ao material aplicado. Isso porque, em alguns ambientes, precisa ser redobrado para garantir uma durabilidade maior. É o caso, por exemplo, de áreas molhadas ou expostas ao sol.
O local, a umidade, manutenção, ventilação, iluminação e também o orçamento devem ser considerados na hora de escolher o tipo de piso de madeira. Mesmo se adaptando a diversos ambientes e diferentes decorações, é preciso ter os cuidados necessários.
Combinando pisos de madeira com outros elementos na decoração
Talvez o que muitas pessoas tenham dúvidas em relação à decoração, é sobre como combinar o piso de madeira com outros elementos. Para deixar o ambiente mais harmonioso, é possível escolher itens que também sejam de madeira, como móveis, por exemplo.
Tapetes, cortinas e outros elementos decorativos devem ser de cores claras, bem como as paredes do ambiente. Outra opção para deixar o local mais elegante e leve, é escolher uma mesa ou balcão de vidro. Flores também podem ser utilizadas na decoração, pois assim como a madeira remetem à natureza. As flores artificiais são um bom recurso sabendo da dificuldade de se cuidar das naturais.
Conte com a Kapor Pisos
Aqui na Kapor Pisos, a realização de seu projeto é eficaz, a Kapor procura entender cada estilo de seus clientes, tratando-os como indivíduos com gostos e costumes diferentes. Dessa maneira, conseguimos compreender suas necessidades. Só aqui seus sonhos se tornam realidade.
Quer mais informações? Solicite um orçamento agora mesmo!