A escolha do revestimento ideal para um ambiente, é uma etapa fundamental do projeto arquitetônico. O piso será a base do acabamento da construção e precisa ser definido com muita atenção. Por sua vez, a resposta para a pergunta “o piso de madeira é a melhor opção?” é: depende! Depende dos seus objetivos e depende da comparação com outros revestimentos.
O piso de madeira possui inúmeras vantagens e desvantagens, assim como os demais revestimentos. A maior comparação, a maior dúvida das pessoas, acontece na indagação entre o piso de madeira, laminado e cerâmica. Diferentemente do que muitos consumidores pensam, no piso de madeira, mais especificamente o composto por carvalho europeu, é possível encontrar uma variedade incrível de cores: desde o branco até tons mais escuros.
Vamos listar diversas características dos pisos de madeira, cerâmica e porcelanato e fazer uma comparação entre eles para facilitar o entendimento de qual revestimento é a melhor opção para sua obra.
Variedade de cores
Sabemos que, por envolver todo um processo de transformação na indústria, os pisos de cerâmica e porcelanato possuem uma infinidade de cores e texturas à disposição do consumidor. No entanto, o que muitas pessoas não imaginam, é que é possível obter tamanha variedade no piso de madeira com a escolha do Carvalho Europeu. Esse tipo de madeira é muito versátil em função da ampla gama de cores existentes e por, consequentemente, poder ser aplicado em diversos ambientes da casa agradando todos os gostos.
Limpeza e manutenção
A limpeza do piso de madeira de boa qualidade, como o de carvalho europeu, é simples. Basta passar uma simples vassoura, aspirador de pó ou pano úmido. Já a sua manutenção precisa ser periódica com verniz. A cerâmica possui uma limpeza muito semelhante e necessita de pouca ou nenhuma manutenção de longo prazo, exceto em grandes acidentes com a quebra do piso. Já o porcelanato tem uma limpeza mais demorada em função das manchas e sujeiras se tornarem mais evidentes em sua superfície. Recomenda-se passar um pano úmido com uma solução de detergente e água. Igual a cerâmica, necessita de pouca ou nenhuma manutenção.
Conforto térmico
Sem dúvidas, o piso de madeira de carvalho europeu é o mais recomendado para quem busca conforto térmico no ambiente. Ela se configura como um material que sofre pouca variação de temperatura, se mantendo constante, sem esfriar ou esquentar demais. Já o piso cerâmico e porcelanato possuem uma menor absorção de calor, não apresentando conforto térmico em dias frios. No entanto, se mesmo assim você precisar de um piso que não seja de madeira, existem tipos específicos de pisos cerâmicos e de porcelanatos com tecnologia térmica. O preço do metro quadrado é mais caro nesses produtos.
Umidade e manchas
Enquanto o piso de madeira é mais indicado para ambientes secos, o piso cerâmico e de porcelanato não têm restrições a ambientes molhados. A madeira, quando absorve líquido e umidade, se desgasta e surgem manchas. Já na cerâmica esse processo não acontece devido a ausência de absorção de líquidos.
Manchas no piso de madeira de carvalho europeu podem ser retiradas com o auxílio de uma solução com água, ou em casos maiores, com uma aplicação de verniz. Da mesma forma, com solução de limpeza e água, é possível retirar manchas dos outros dois tipos de revestimento.
Estética do revestimento
Apesar dos pisos de carvalho europeu apresentarem uma gama grande de opções, os revestimentos cerâmicos e de porcelanato apresentam uma variedade ainda maior de, acabamentos e estilo em razão da madeira ser um material natural. No entanto, o efeito de aconchego gerado pelo piso de carvalho europeu não é criado pelos dois outros revestimentos.
Conte com a Kapor Pisos
Aqui na Kapor Pisos, a realização de seu projeto é eficaz, a Kapor procura entender cada estilo de seus clientes, tratando-os como indivíduos com gostos e costumes diferentes. Dessa maneira, conseguimos compreender suas necessidades. Só aqui seus sonhos se tornam realidade.
Quer mais informações? Solicite um orçamento agora mesmo!