Constatar a qualidade do seu piso de madeira é com certeza um enorme desafio, não dá para negar. A maioria das pessoas inclusive se complica nesse momento e não consegue acertar de cara, e os resultados desse tipo de equívoco costumam ser bastante graves.
Infelizmente não existem muitas formas de resolver um erro desse tamanho, e o melhor que você pode fazer é não cometê-lo, sabendo como ter ideia se o seu piso de madeira tem qualidade ou não tem.
É por isso que a seguir nós listamos algumas dicas para te ajudar a ter uma ideia se o seu piso de madeira é realmente de boa procedência ou não é. Vem dar uma conferida para entender mais sobre esse assunto e estar assim preparado quando chegar a hora!
Descubra como constatar se seu piso de madeira tem boa qualidade ou não tem
Preste atenção às cores
Se o seu piso não for totalmente feito de madeira ele tende a ter uma cor muito distinta de um piso feito integralmente com madeira. De modo geral, ele terá tons mais acinzentados, não soando tão verossímil quando os demais!
Repare na leveza
Quando o piso de madeira é muito leve é melhor você desconfiar. Isso significa que ele provavelmente não é feito integralmente com esse material e se esse material estiver de fato na composição deve haver apenas uma camada muito fina na sua superfície. Existem dois problemas a respeito disso, que são…
- O fato de que você não vai poder lixar o piso muitas vezes, ou nunca;
- A certeza de que você não vai poder fazer várias restaurações no piso, ou jamais poderá fazer;
Obvserve como ele lida com umidade
Um verdadeiro piso de madeira não deve ser molhado a todo momento, porque a umidade faz ele inchar e com o tempo trincar, se tornando mais suscetível a quebras recorrentes.
Quando o revestimento em questão não é de madeira molhá-lo acaba não sendo mesmo um problema, então é melhor ficar de olho a esse detalhe quando for tomar a sua decisão, seja ela qual for!
Repare na sensação do toque
Um piso de madeira verdadeiro vai ser muito gostoso de se tocar, porque independentemente do clima lá fora a tendência é que ele nunca fique tão quente ou tão frio assim. Ele proporciona mesmo um isolamento térmico intrigante, que traz muito conforto para os seus usuários.
Quando ele não é de madeira você acaba sentindo mais frio ou mais calor dependendo da variação do tempo, então é um sinal claro de que o que você tem não é de fato legítimo e te venderam gato por lebre!
Atente-se para o isolamento acústico proporcionado
Se o piso de madeira que está instalado no seu ambiente não impede que hajam ecos recorrentes no local desconfie: a tendência é que ele não seja verdadeiro. Essa é uma das principais características do assoalho de madeira tradicional, e é uma das razões pelas quais muitos proprietários optam por essa alternativa!
É claro que dependendo do local e do barulho que ocorre ao seu redor o isolamento proporcionado será variável, mas o normal é que não haja tanto ruído no cômodo quando ele é revestido com maderia. A prova disso é que nos estúdios de música esse material é bastante utilizado para decoração!
Como você pode ver não é difícil saber se um piso de madeira tem mesmo boa qualidade, ou se ele não atende aos seus propósitos. Vale a pena pesquisar bem antes de ir às compras, para decidir com a maior tranquilidade possível!