A aplicação de bona em sua casa é imprescindível para manter a resistência da madeira, evitar a deterioração e trazer o aspecto de novo de volta ao revestimento. Esse processo de renovação da madeira pode ser feita com bona, resina à base de água, com acabamento brilhoso, fosco ou semi-fosco. Suas variações também se adequam às características de cada tipo de ambiente. A sua aplicação deve ser realizada em três demãos considerando o intervalo de 8 horas entre elas. O lixamento depois de cada demão é obrigatório para receber a nova camada do material surgindo uma dúvida muito comum entre as pessoas: a aplicação de bona suja a casa?
Considerações sobre a aplicação da bona
Respondendo a pergunta acima, a aplicação da resina bona na reforma de um piso de madeira suja a casa. No entanto, se comparar com a retirada completa do revestimento em madeira para trocar por um novo, a sujeira será exponencialmente maior. Uma vez que, a troca do assoalho de madeira envolve toda uma preparação do contrapiso e um grande quebra-quebra para remover todas as réguas antigas, além das etapas de lixamento. Abaixo, vamos trazer as etapas de aplicação da bona e sinalizar os momentos em que a sujeira acontece.
A aplicação da bona
Como forma de evitar a troca completa do assoalho de madeira diminuindo custos e a sujeira pela casa, a aplicação da resina bona é essencial para renovar a aparência do revestimento de madeira do seu piso. Por isso, acompanhe todas as etapas para uma aplicação correta da bona no piso de madeira.
O primeiro passo é analisar se falta algum taco de madeira no revestimento, pois se algum estiver ausente é necessário fazer a colocação. Depois, deve-se retirar os rodapés a fim de possibilitar o restauro do revestimento. A próxima etapa envolverá um pouco de sujeira, o lixamento do revestimento existente, para nivelar a superfície.
Lixamento concluído, a calafetação é o próximo passo. Ela se caracteriza como um preenchimento das frestas entre as placas de madeira para remover as partes sujas entre as juntas e as réguas de madeira. Essa etapa envolve pouca sujeira na sua execução, pois é apenas a aplicação de massa com uma espátula específica para tal fim. Posteriormente faz-se a selagem, e por fim, a aplicação da bona no piso de madeira.
Uma bona para cada tipo de ambiente
A variedade de opções de bona visam atender as necessidades de cada cliente e ambiente em que a resina será aplicada. Consequentemente, o valor de cada linha de bona é diferenciado. A primeira que iremos abordar é a Bona Traffic que proporciona uma proteção invisível à madeira e é indicada para ambientes com grande tráfego de pessoas. A Bona Deck Oil é ideal para o revestimento de decks de madeira, locais que sofrem com intempéries climáticas e alta umidade.
A Bona Mega, por sua vez, é indicada para ambientes da casa com tráfego normal de pessoas protegendo a madeira contra risco e arranhões sem amarelar. A Bona Sportive System é especializada em proteger revestimentos em madeira de ambientes esportivos resistente ao escorregamento e aos impactos de atividades físicas. Já o Bona Wave é recomendado para envernizar revestimentos de madeira em locais públicos com uma alta resistência ao desgaste.
Ordem dos produtos em uma reforma
Para evitar o retrabalho e a limpeza consecutiva de um mesmo ambiente durante uma reforma, uma dúvida muito comum é o que vem antes: a bona ou a pintura das paredes. A resposta não é simples, e por isso, vamos trazer os três cenários possíveis para você analisar qual é o melhor.
O primeiro cenário é a pintura primeiro e depois a bona: com a parede pintada não existe o risco de manchar a bona aplicada, no entanto, durante a lixagem do piso de madeira, a poeira pode sujar e amarelar as paredes pintadas.
O segundo cenário é a bona e depois a pintura: o problema de sujar as paredes não existe nessa situação, porém o cuidado deve ser redobrado para evitar respingos de tinta na bona aplicando algum tipo de proteção ao piso.
Já o terceiro cenário é a raspagem e calafetação seguido pela pintura das paredes e bona por último: essa é a melhor solução encontrada pelos profissionais, pois ao intercalar os processos, tanto as paredes quanto a bona ficam protegidas. No entanto, exige um trabalho maior durante a execução.
Aplicação de bona na Kapor Pisos
Fundada em 1945, a Kapor adquiriu ao longo dos anos o reconhecimento do mercado por seu profissionalismo, responsabilidade e eficácia nos trabalhos com revestimentos em madeira. Por isso, conte conosco para realizar a aplicação da bona no seu revestimento de madeira. Nosso atendimento é de alta qualidade e confiança, construindo relacionamentos com os clientes. Também oferecemos produtos diversificados, como: assoalhos, tacos, forros, decks, madeira de demolição, painéis de parede, escadas e pisos prontos em madeira maciça. Todos estes itens possuem certificação de qualidade e garantia de 5 anos e, além disso, oferecemos os melhores preços do mercado.
Para saber mais sobre a aplicação da bona
Ligue para (11) 3093-2010 ou faça um orçamento grátis com a Kapor Pisos!