Em algumas situações, nos deparamos com a dúvida entre reformar ou trocar o piso de madeira de um ambiente quando o mesmo sofre riscos e desgastes. Se a decisão for pela reforma, a aplicação de Bona irá fazer a madeira durar mais. Importada da Suécia, a aplicação de Bona possui um excelente resultado com a volta do brilho ao material.
Como fazer a aplicação da Bona
Para deixar a madeira com o aspecto de nova e sem riscos, a aplicação de Bona é a solução com melhor custo-benefício. Sua aplicação exige o cumprimento de algumas etapas: remoção do rodapé, lixamento do piso, calafetação, selagem e aplicação da bona. Recomenda-se procurar um profissional qualificado para fazer a realização de todas essas etapas. Elas são complexas e exigem conhecimento do serviço de aplicação.
Primeira etapa
A primeira atividade a ser realizada, antes mesmo da remoção do rodapé, é a verificação de ausência de algum taco ou tábua que está sem condições de ser restaurado. Verifique também se existem pisos soltos, pois estes precisarão ser pregados. Se existirem buracos de pregos no piso da madeira, passe uma massa de madeira específica para cobrir. Em seguida, retire os rodapés, os móveis do ambiente e inicie o reparo!
Início dos trabalhos
O início do reparo deve acontecer com a lixagem do piso de madeira. Para isso, existem máquinas próprias que lixam o piso inteiro. Utilize as lixas de mão apenas para partes pontuais. Não se esqueça: o processo de lixação deve ser feito sempre no sentido dos veios da madeira. Para finalizar, passe o aspirador de pó para sugar os resíduos. Também deverá ser feita nessa etapa a calafetação, procedimento para sugar as sujeiras entre os tacos.
Acabamento do piso de madeira
Antes da última etapa ser iniciada deve-se fazer o acabamento do piso com a aplicação de um selante, pelo menos duas vezes, para estabilizar o verniz. Esse produto será a base da revitalização do piso de madeira antes da etapa final, a aplicação da Bona.
Aplicação da Bona
Após todas essas etapas de restauração, finalmente é feita a aplicação da Bona no piso de madeira. O cuidado depois da restauração do piso deve ser maior nos primeiros dias. O tempo para voltar a circular no ambiente reformado ou o tempo de secagem é de 8 dias. No entanto, se você adquirir a bona traffic HD, por um preço maior que o tradicional, a secagem irá acontecer em 24 horas.
Depois da restauração
Os cuidados depois da restauração do ambiente devem ser mantidos para prolongar a vida útil do piso de madeira nos próximos anos diminuindo a necessidade de novas restaurações. No entanto, sempre que surgir a necessidade, os pisos de madeira podem ser restaurados. A limpeza deve ser frequente com vassoura e pano levemente úmido para não danificar o material e evitando o contato excessivo com a água. Além disso, coloque feltro nos móveis para evitar novos arranhões.
Vantagens e desvantagens da aplicação da bona
A maior vantagem da aplicação da Bona é o custo benefício da reforma ao invés de trocar o piso de madeira por inteiro. Além disso, a Bona destaca as características rústicas da maneira, faz uma proteção ao piso e não é tóxica à crianças e animais. A bona também evita a formação de marcas de água no chão.
Como desvantagem há o preço da bona, que por ser um material importado, possui um custo maior do que produtos nacionais. Há também a desvantagem que, durante as duas primeiras semanas após a aplicação do produto, o piso ainda fica suscetível a arranhões.
Lembre-se de que a aplicação da bona em pisos de madeira precisa de equipamentos especiais e profissionais qualificados para chegar a um bom resultado final!
Conte com a Kapor Pisos
Aqui na Kapor Pisos, a realização de seu projeto é eficaz, a Kapor procura entender cada estilo de seus clientes, tratando-os como indivíduos com gostos e costumes diferentes. Dessa maneira, conseguimos compreender suas necessidades. Só aqui seus sonhos se tornam realidade.
Quer mais informações? Solicite um orçamento agora mesmo!