Quando escolhemos o piso de madeira para enfeitar nossa casa, logo pensamos na beleza do material, longevidade do mesmo e o conforto proporcionado por ele. Porém, é necessário realizar a manutenção necessária de tempos em tempos para revitalizar o espaço e aumentar a vida útil do material.
Um dos problemas enfrentados por quem possui piso de madeira em casa é justamente quando se decide dar uma revitalizada nele. Várias questões são levantadas por exemplo:
- Será que posso pintar meu piso com qualquer tipo de tinta?
- Qual o tipo de preparação necessária antes de pintar o piso?
- O tempo de secagem do piso é demorado?
Se estas forem as suas dúvidas, vamos explicar a melhor forma de agir agora mesmo para você.
Procedimentos para pintar o seu piso de madeira
Antes de pintar
Nada de sair por aí pegando o rolo de tinta e sair pintando de qualquer forma. A madeira é um material que exige um cuidado especial para que sua cor original seja mantida e dure por muito tempo, sem a necessidade de fazer manutenções e retrabalhos por várias vezes.
O segredo aqui é conhecer a qualidade da madeira e ter muita paciência. Comece arrumando arranhões e pequenas rachaduras que a madeira possa apresentar. Utilize pó de serra com cola para preencher os buracos que as intempéries do tempo tenham feito em seu piso.
Caso ele esteja envernizado, lixe-o bem até tirar a cobertura e ficar apenas a madeira. Logo depois, limpe muito bem o espaço para que não haja nenhuma sujeira que vá atrapalhar na hora de pintar.
Durante a pintura
Agora a madeira está pronta para a pintura, o primeiro passo é realizar o isolamento das paredes e dos móveis utilizando fita crepe. Portanto, o procedimento é simples, mas que resolve e evita trabalho dobrado.
Aplique uma base que servirá de protetor contra fungos e insetos de madeira. Ao secar será necessário lixar o piso mais uma vez, agora bem suavemente. Somente neste caso será liberado o uso de uma lixadeira elétrica para facilitar o trabalho.
Prepare a tinta para que todos os componentes se integrem totalmente. Além disso, a tinta que você vai utilizar pode variar de piso para piso. A mais utilizada para este procedimento é a tinta látex, porém outros tipos também são muito bem recomendados, caso da tinta óleo.
Se o objetivo for realçar seu aspecto novo, a ideia é usar o verniz acrílico transparente. Ao escolher a tinta, comece pintando as bordas com um pincel de cerdas macias. Sendo assim, depois utilize um rolo de veludo rebaixado, o mais recomendado para este caso.
Não deve-se exagerar na primeira mão de tinta, o rendimento médio costuma estar mais ou menos entre 10 ou 12 metros quadrados por litro. Dependendo de como estiver a porosidade da madeira, será necessário fazer uma segunda mão e até mesmo uma terceira.
Após a pintura
A secagem total da tinta no piso costuma demorar um período entre 6 e 8 horas por camada. Depois da terceira camada, aplique mais três camadas de poliuretano para manter a boa condição da madeira e uma camada de verniz para reforçar a proteção contra insetos.
Conte com a Kapor Pisos
Adquira o piso da Kapor Pisos. Qualidade, o melhor preço do mercado, a melhor equipe para instalar o seu piso, atentando-se aos mínimos detalhes, e tudo para a melhor experiência quando o assunto é abrilhantar o seu ambiente através do chão.
Faça seu orçamento e saiba por que a Kapor Pisos é referência no assunto!